quinta-feira, 17 de março de 2011

Hackers criam website falso para doações às vítimas do terremoto no Japão

A Trend Micro, multinacional especializada em segurança digital, detectou nos últimos dias um site de phishing disfarçado para arrecadação de fundos para as vítimas do recente terremoto no Japão. O site de phishing http://www.japan{BLOCKED}.com foi criado com um sistema de rede social de código aberto chamado Jcow 4.2.1. Ele está hospedado no endereço IP 50.61.{BLOCKED}.{BLOCKED}, localizado nos Estados Unidos. A empresa alerta que o site ainda estava ativo no momento em que publicou esta nota em seu blog.

Além de hospedar um site de phishing, os cibercriminosos por trás deste ataque também alteraram o recurso de blog do website e inseriram posts que se parecem com publicidade, possivelmente com o intuito de aumentar o ranking do site em ferramentas de busca.

Tais ataques são comuns, pois os criminosos virtuais costumam se aproveitar de desastres naturais como o furacão Katrina, em 2005, o furacão Gustav, em 2008, e o terremoto em Sichuan, na China, em 2008. O mais recente ataque deste tipo explorou o terremoto no Haiti, em 2010. Diante desse quadro, a Trend Micro recomenda que os internautas escolham organizações confiáveis para fazer doações.


Fonte: http://www.techlider.com.br/2011/03/cibercriminosos-criam-falso-website-para-doacoes-as-vitimas-do-terremoto-no-japao/

Nenhum comentário: